COMUNICADO AOS FILIADOS SINPOL-TO

22/06/2023 14/07/2023 15:24 408 visualizações

COMUNICADO AOS FILIADOS SINPOL-TO

Considerando a necessidade de uma análise mais aprofundada acerca da saúde financeira do SINPOL-TO a fim de prover ações que requerem apoio financeiro da entidade além das despesas fixas mensais, como pagamento de funcionários, custeio e manutenção da sede, honorários advocatícios, dentre outros;

Considerando o Orçamento para o Exercício 2023 aprovado por Assembleia Geral Ordinária no final de 2022;

Considerando as solicitações recebidas por meio da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, acerca de locação de espaços, ajuda de custo e/ou patrocínio para a disponibilização da Temporada de Praias 2023, temos a esclarecer que:

I - Ao assumirmos a atual gestão do SINPOL-TO, para o triênio 2023- 2026, no dia 17/04/2023, não foram apresentados documentos que demonstrassem com clareza a real situação financeira da entidade, nem por parte da ex-presidente (Suzi Francisca) como também do ex-tesoureiro (Jean Silveira);

II - Apesar da posse ter ocorrido no dia 17/04/2023, o acesso as contas bancárias da entidade se deu apenas no dia 08/05/2023, fato que gerou transtorno e deficiência na análise financeira, de contas a pagar e a receber, em especial pela falta de transparência no período de transição;

III - Os extratos bancários datados de 14/04/2023, encontrados na sala da Tesouraria, demonstravam que existiam o valor de R$ 5.748,15 nas contas bancárias do sindicato, sendo assim distribuídos, R$ 5.003,38 na Conta n° 14.258-1 (conta geral de mensalidades), R$ R$ 736,17 na Conta n° 56.658-6 (conta de comercialização de produtos tipo distintivo e outros) e R$ R$ 8,60 na Conta n° 3.113-5 (conta de planos de saúde e odontológicos), sendo importante ressaltar que foi retirado de forma irregular o valor de R$ 2.740,00 da conta exclusiva de planos de saúde para cumprir compromissos da conta geral;

IV - A Tesouraria realizou um levantamento prévio das contas a pagar e vencidas à época e demonstrou que os valores deixados em conta não eram suficientes para saldar as dívidas já pré-existentes, por volta de R$ 42.590,79 e ainda que estas dividas comprometeram o repasse do mês seguinte em cerca de 19,56%;

V - A ex-presidente, mesmo diante da solicitação feita pelos filiados da Regional de Gurupi e da nova Diretoria eleita para não execução de quaisquer obras ou despesas, optou pela construção do Alambrado no terreno da subsede de Gurupi ao custo de R$ 222.054,20 que foi integralmente pago no prazo de apenas 45 dias, o contrato foi assinado no dia 27/02/2023 (um dia antes das Eleições do SINPOL-TO) e o pagamento concluído no dia 14/04/2023 (último dia útil bancário antes do término do mandato);

VI - Utilização indevida do valor aproximado de R$ 67.772,15 referente a reserva mensal definida estatutariamente no percentual de 10% da arrecadação mensal, causando prejuízos para as Mobilizações da Categoria, em especial a da Reforma da Previdência no dia 27/04/2023, onde o ônibus utilizado para trazer os sindicalizados da região norte do estado para a Assembleia Geral foi locado no cartão de crédito de um filiado, por falta do valor que deveria estar em caixa para as Mobilizações;

Considerando que para atender de forma acertada sem desprestigiar os filiados ou regiões em prejuízo de outras, uma vez que a previsão seria de ao menos 05 pontos de estruturas ao longo do Estado, sendo elas Peixe, Araguacema, Pedro Afonso, Araguanã (Escapole) e Bico do Papagaio, ao custo aproximado de R$ 50.000,00;

Considerando por fim o breve resumo da situação encontrada pela gestão atual no que se refere ao caixa da entidade e o esforço feito para equacionalização das contas e receitas, da reserva para mobilizações - que retornou a ser feita, e ainda da não previsão orçamentária para a referida despesa;

A presidência da Diretoria Executiva em conjunto com a Tesouraria e a Diretoria Administrativa, deliberou pela não realização de gastos com a Temporada de Praia 2023, não descartando a realização para o exercício 2024, após estabelecimento de orçamento prévio e aprovação em Assembleia Geral Ordinária.

Palmas, 20 de junho de 2023.