Sindicatos se reúnem para discutir PEC da Reforma da Previdência

13/12/2022 21/12/2022 09:14 969 visualizações

O SINPOL-TO e os demais representantes dos servidores do Estado se reuniram, nesta segunda-feira (12), para discutir sobre o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 02/2022, que trata da Reforma da Previdência dos servidores estaduais. Os representantes debateram sobre o conteúdo do texto do Projeto apresentado de surpresa na semana passada na Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO).

A semana começou com movimentação e articulações por parte dos sindicatos e associações que representam os servidores do Estado. Na parte da manhã, a presidente do SINPOL-TO, Suzi Francisca, participou de uma mobilização na ALETO, que contou com a presença de presidentes de diversos sindicatos. Foi realizada uma reunião no Plenarinho da Assembleia, onde deliberaram sobre a participação dos representantes no acompanhamento da PEC 02/2022.

Durante a tarde, foi realizada uma reunião entre os representantes da Polícia Civil, onde debateram sobre a proposta da Reforma e os prejuízos para a categoria. Em seguida, foram para a ALETO e se juntaram novamente aos presidentes de sindicatos de outras categorias e deputados. Nessa ocasião, voltaram a deliberar o conteúdo apresentado na PEC e os malefícios da aprovação do texto, como foi apresentado, para os servidores.

Os sindicatos assinaram um ofício e protocolaram o documento no Palácio Araguaia, solicitando a retirada da PEC. Deputados presentes, como o Deputado Estadual Eleito, Moisemar Marinho, e Nilton Franco se comprometeram a intermediar com o Governo do Estado.

“Essa PEC apresentada é um prejuízo enorme para os servidores e é extremamente necessário que a construção dessa Reforma Previdenciária seja feita em conjunto com os servidores impactados. Não podemos deixar nossos direitos serem jogados na lata de lixo, no apagar das luzes”, disse a presidente do SINPOL-TO, Suzi Francisca.