TRE-TO cede 30 urnas eletrônicas para eleições do SINPOL-TO

27/02/2023 21/03/2023 10:39 538 visualizações

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) prestará apoio e suporte com o empréstimo de 30 urnas eletrônicas para as eleições da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins – SINPOL/TO, que acontecerá nesta terça-feira, (28/2), das 08hs às 17hs, na Delegacia da sede central, localizada em Palmas e nas regionais de todo o Estado.

A cessão de urnas eletrônicas é amparada pela Resolução 22.685/2007 aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme regulamentação, o TRE-TO poderá realizar empréstimos de urnas a entidades públicas que prestem serviços à comunidade, contribuindo com um processo de votação seguro, transparente e com celeridade em eleições não oficiais. “É interessante o empréstimo das urnas porque desta forma alcançamos a sociedade. Todas as urnas passam por manutenção a cada quatro meses, garantindo assim a sua funcionalidade”, declara o chefe de seção do Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas do TRE-TO, Eduardo Koelln.

Para a presidente da Comissão Eleitoral do Sinpol-TO, Meriswane Oliveira, a utilização das urnas neste processo eleitoral traz ao eleitor segurança e transparência. “A expectativa é que traga a cada eleitor sindicalizado essa transparência e principalmente a segurança, fatores de extrema relevância para a democracia e lisura do pleito, tendo como consequência a certeza do sucesso e a qualidade do trabalho a serem conferidos por todos os filiados”, afirma.

As eleições serão para o triênio de 2023 a 2026. Concorrem três chapas e cinco conselheiros. O sindicalizado poderá escolher dentre as opções, uma chapa e três conselheiros. “Se percebe a segurança desde a inclusão dos dados dos eleitores e candidatos até o resultado final. Isso demonstra autenticidade das urnas, de modo se acredita que todas as medidas são tomadas contra possíveis tentativas de violação que possam ser feitas por pessoas que trabalham diretamente no processo eleitoral”, avalia.

Esta é a primeira vez que o SINPOL-TO fará uso das urnas eletrônicas em suas eleições. Devido a automatização do processo, a apuração dos votos acontecerá às 17 horas do dia 28/02.

 

 Objetivo estratégico:

 

1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2 - Fomentar a educação política da sociedade.

 

Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)