Governo Federal lança PRONASCI II e policiais civis do Tocantins podem se inscrever entre os dias 26 à 28/10

26/10/2023 30/11/2023 23:03 853 visualizações

Governo Federal lança PRONASCI II e policiais civis do Tocantins podem se inscrever entre os dias 26 à 28/10

 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Os profissionais da segurança pública do Tocantins podem se inscrever até sábado, 28. A classificação e o resultado final serão divulgados no dia 6 de novembro.

 

Para inscrição nos cursos o candidato deverá acessar o ambiente do  Sistema Nacional do Bolsa-Formação (Sisfor), por meio de login no endereço: https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/login.jsf . Em seguida, deverá preencher as informações e anexar os documentos obrigatórios para comprovação dos requisitos. 

 

As vagas da Bolsa Formação são destinadas aos profissionais de carreira das Polícias Civil, Militar e Penal, bombeiros militares, integrantes dos órgãos oficiais de perícia criminal e guardas municipais. 

 

Na primeira edição de 2023 serão oferecidos os seguintes cursos com distribuição de 33 vagas para a polícia civil e 11 para a perícia, cada: 

 

1-O Sistema Único de Segurança Pública e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil;

2-Segurança Pública e Violência contra Mulheres e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução da Violência;

3-O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrátco de Direito. 

 

Já no curso: “Os Municípios e a Prevenção da Violência: o papel da Guarda Municipal” serão 8 vagas para policiais civis e 3 para a perícia. 

 

As matrículas dos selecionados poderão ser feitas entre os dias 7 e  8 de novembro e o pagamento da bolsa acontecerá até dia 22 de dezembro. 

 

As vagas para cada instituição podem ser conferidas no edital disponível no link acima. Os profissionais que não foram classificados na primeira oferta de vagas poderão tentar um novo credenciamento na segunda oferta.

Bolsa

 

Os candidatos homologadas no Programa receberão auxílio financeiro (bolsa) no valor de R$ 900,00. O pagamento do benefício ocorrerá em parcela única a partir do mês subsequente à aprovação no curso.

Os cursos ocorrerão nas modalidades de ensino presencial ou a distância, com a duração mínima de 20 horas de atividades. 

 

Para participar de curso ofertado pelo Projeto Bolsa-Formação, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

 

I - perceber remuneração mensal bruta de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais);

II - atender aos critérios de elegibilidade específicos de curso ofertado pelo Projeto Bolsa-Formação

III - não ter sido condenado pela prática de infração administrativa de natureza grave nos últimos cinco anos;

IV - não possuir condenação penal nos últimos cinco anos;

V - pertencer à corporação de ente federado que tenha assinado termo de adesão.

Os requisitos deverão ser comprovados no ato da apresentação do requerimento. Outros critérios podem ser conferidos no edital.