Policial Civil do Tocantins é destaque ao desenvolver trabalho que visa avaliar e premiar a boa gestão no sistema penitenciário nacional.

20/10/2023 30/11/2023 23:03 426 visualizações

Policial Civil do Tocantins é destaque ao desenvolver trabalho que visa avaliar e premiar a boa gestão no sistema penitenciário nacional. 

 

O Escrivão de Polícia Civil do Estado do Tocantins, David Neme Muradas, tem atuado junto ao Ministério da Justiça e contribuído com a evolução e qualidade do sistema de justiça criminal, especialmente ao desenvolver indicadores que avaliam dados para mensurar a eficiência e boa gestão no sistema penitenciário. 

 

“O Selo de Gestão Qualificada em Serviços Penais visa promover a excelência e estimular melhorias em todas as unidades penitenciárias do País. Este selo avalia e reconhece o compromisso das unidades prisionais em todo o país, com diretrizes de gestão, segurança e assistências penitenciárias de alta qualidade,” explica o Secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco.

 

O Selo é uma ferramenta que avalia três eixos dentro das unidades prisionais brasileiras, para as classificar, com isso tanto o governo federal, quanto o estadual tem condições de saber onde e como investir para melhorar o sistema prisional, bem como os níveis de ressocialização dos presos.

 

Basicamente, a construção de avaliação é feita por um sistema de análise de dados desenvolvido pelo filiado do SINPOL-TO, David Neme, que construiu o sistema para estruturar as avaliações em três eixos e 28 indicadores estabelecidos com base em normativos legais, incluindo a Constituição, a Lei de Execução Penal, resoluções do CNPCP e tratados internacionais. 

 

Segundo David, “a ferramenta foi desenvolvida, baseando-se em uma nota técnica da SENAPPEN que avalia os eixos, Administrativo, Assistencial e de Segurança. No eixo administrativo avalia-se como a unidade funciona, e controla os quantitativos de presos, servidores e vagas que a unidade tem; No eixo assistencial, avaliam-se os quantitativos de serviços, tipo, consultas médicas, odontológicas, psicológicas, assistência social, atividades educacionais entre outros. No eixo de segurança, avaliam-se a estrutura da unidade, os equipamentos de segurança e outros aspectos ligados a segurança da unidade”, explicou

A ferramenta de análise construída por David permite que gestores federais e estaduais, tenha semanalmente um panorama do sistema prisional, o que administrativamente, auxilia na agilidade e melhoria da qualidade das ações tomadas, promovendo o aperfeiçoamento das unidades prisionais, e do sistema de ressocialização de todos os presos do Brasil.

 

Lançado em 2020 pela Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, o prêmio já tem promovido o reconhecimento de gestões exemplares em todo o Brasil e serve de estimulo para a aplicação de boas políticas penitenciárias. 

 

“Uma honra para nós termos policiais de nosso Estado nos representando como categoria de maneira tão significativa. Iniciativas como estas e outras que nossos profissionais têm realizado além de nossas fronteiras nos trazem muito orgulho. Parabenizamos o Agente de Polícia Civil David Neme pelo excelente trabalho que vem realizando junto ao Ministério da Justiça”, reconheceu o Presidente do SINPOL-TO, Ubiratan Rebello. 

 

 

Saiba mais sobre David Neme Muradas. 

 

Escrivão de Polícia desde setembro de 2003, com 20 anos completos com muito orgulho de seu trabalho e Instituição, David Neme Muradas tem atuado junto ao Ministério da Justiça, mais precisamente na Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN há pelo menos 03 anos, atuando em vários setores que evoluíram por sua contribuição técnica e dedicada. 

 

O Escrivão tocantinense desenvolveu uma ferramenta conhecida por HADES, programa que informatizou o sistema prisional do Estado do Tocantins e que alçou seu nome para ser recrutado pelo Governo Federal, sendo tal ferramenta de sua responsabilidade junto ao MJ. Atuou cuidando do SIAPEN, uma ferramenta utilizada pelos Estados do Acre, Bahia e Paraíba, por doação do Ministério da Justiça. David ainda é responsável pelo PalasNet, ferramenta de inteligência do sistema prisional federal, cuidando da Tecnologia da Informação deste importante e sensível setor e ainda operacionalizada o I2 e outros serviços da área de inteligência. 

 

A empreitada de David não se encerra nas funções ou monitoramentos realizados, o objetivo é continuar contribuindo com o aperfeiçoamento do sistema prisional, apresentando ferramentas e procedimentos que otimizem recursos, qualifiquem rotinas e promovam maior eficiência ao sistema criminal de maneira geral, que tem na questão prisional um de seus maiores desafios. A integração dos dados de todos os presos do Brasil é um dos objetivos e está em estágio avançado e deve qualificar ainda mais o controle deste tipo de informação. A ferramenta para esta integração é o SISDEPEN INDIVÍDUOS.  

 

“Eu que tenho orgulho de devolver ao Tocantins e à sociedade tocantinense tudo o que o Estado me proporcionou e a melhor parte é saber que meu trabalho impacta positivamente na vida das pessoas, contribuindo de alguma forma com todas as forças de segurança do Estado ao qual sirvo como Policial Civil”, relatou David Muradas. 

 

O trabalho de David tem sido reconhecido não somente dentro do Ministério da Justiça e suas Secretarias, mas em todos os Estados onde os conhecimentos do poder e importância das ferramentas desenvolvidas por este são difundidas e, especialmente onde já se colhem frutos. 

 

Mas não é de hoje que a atuação de David repercute nacionalmente. Em 2007, no período dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, David foi Diretor de TI e teve o reconhecimento de seu trabalho expressado em Elogio proferido por escrito pelo próprio Secretário Nacional de Segurança Pública à época, Luiz Fernando Corrêa. 

 

Este ano, o escrivão do Tocantins foi premiado por seu excepcional trabalho neste ano de 2023 e no ano passado foi agraciado com um prêmio oferecido pelo SENAC-TO, por conta do sistema que desenvolveu para informatizar o sistema prisional do Estado.

 

David Neme tem se qualificado ainda mais e continua com seu trabalho, atuando e contribuindo com ações de segurança em todo o Brasil, mas sem esquecer de seu Estado de origem funcional e tem buscado orientar a Polícia Civil do Tocantins em como proceder para ter acesso a essa importante base de dados integrada, que alcança todo o território nacional. 

 

O SINPO-TO valoriza seus policiais e enaltece toda a atuação de orgulho e destaque que tem conhecimento e compreende que atuações como esta elevam o nome da categoria representada e dá publicidade às boas práticas e ao trabalho de excelência desenvolvidos pelos honrosos homens e mulheres representados.