Comissão Eleitoral já deu início ao processo eleitoral para o Triênio 2023-2026

04/01/2023 26/01/2023 15:03 625 visualizações

A Comissão Eleitoral publicou, nesta segunda-feira (02), o Edital de Convocação das Eleições e deu início ao processo eleitoral do SINPOL-TO para o triênio 2023-2026. De acordo com o referido Edital, o período de registro de candidaturas das chapas começou nesta terça-feira (03) e está previsto para se encerrar no dia 17 de janeiro.

De acordo com a presidente da Comissão, Meriswane Teixeira, o próximo passo é aguardar a formalização das candidaturas. “Agora é preciso esperar que todas as chapas façam seus registros na Secretaria da Comissão, que funciona na sede do SINPOL-TO. Depois disso, os registros serão analisados, para verificar se todos os interessados estão aptos a serem candidatos, e, então, homologados”, explicou.

Para o registro das chapas, é necessário preencher os formulários que estão disponíveis no site do SINPOL-TO e entregá-los junto à Secretaria da Comissão Eleitoral. O atendimento está sendo realizado na Sede do Sindicato às segundas, quartas e sextas.

Encerrado o prazo de registro, a Comissão Eleitoral irá iniciar a análise das candidaturas a partir do dia 18 de janeiro. Essa etapa está prevista para acontecer até o dia 21 do mesmo mês. Após a divulgação das homologações, o período de campanha deve ser iniciado no dia seguinte, 22 de janeiro.

RECOMENDAÇÕES DA COMISSÃO ELEITORAL

A Comissão Eleitoral tem como principal função garantir a legitimidade e transparência do pleito. Para que o processo ocorra de forma respeitosa e democrática, é necessário a cooperação e colaboração dos candidatos.

“Buscando primeiramente garantir os meios democráticos e a lisura do pleito eleitoral, bem como assegurar as condições de igualdade às chapas concorrentes, aconselha-se aos candidatos que sejam seguidas as normas constantes no Estatuto, no que rege os seus direitos e deveres. Alertamos, inclusive, sobre as possíveis penalizações, como o cancelamento de registro, à chapa que praticar quaisquer das condutas ali vedadas”, finalizou a presidente Meriswane.

A ELEIÇÃO

Conforme o Edital de Convocação, a votação está prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro. A Comissão divulgou, nesta quarta-feira (04), a lista preliminar dos filiados aptos a votarem.