SINPOL parabeniza Instituto de Identificação pela ampliação do atendimento; mais de 330 mil pessoas já foram atendidas

17/05/2022 30/05/2022 09:29 628 visualizações

 

 

O Instituto de Identificação, desde 2019, tem expandido e intensificado o atendimento em diversos municípios do Tocantins. Foram mais de 80 novos Núcleos Municipais instalados, diversas Bancas de Atendimento realizadas e quase 330 mil pessoas atendidas, entre primeira e segunda via do RG e atestados de antecedentes criminais emitidos.

A instalação desses novos Núcleos tem por objetivo facilitar e garantir o acesso da população a um dos direitos mais básicos de todos os brasileiros, o RG. As Bancas de Atendimento são mutirões temporários realizados em locais mais distantes.

“A nossa obrigação, como servidor, é a de levar o atendimento, chegar à população mais distante e trabalhar em prol de melhorar o atendimento, visto que a dificuldade de acesso aos postos era muito difícil”, explica a diretora do Instituto de Identificação, Naídes Silva. “Nem todas as cidades tinham esse atendimento e hoje nós temos 70% do estado abastecido com atendimento de emissão de RGs”.

Naídes ainda destaca a parceria entre o Instituto de Identificação, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as prefeituras, que tem possibilitado a realização desse projeto. Além disso, a otimização desse serviço é uma prioridade.

“A parceria com as prefeituras foram muito importante pra nós”, comenta a diretora. “Nós ficamos muito satisfeitos com o entendimento dos gestores dessa necessidade da população e esperamos que isso não só se mantenha como evolua. Temos procurado soluções para facilitar ainda mais o acesso da população e poder realizar a emissão desses documentos de forma virtual”.

Outra barreira a ser enfrentada é o prazo de entrega desses documentos para as cidades do interior, que são de 30 dias. O Instituto têm trabalhado para conseguir resolver essa demanda e agilizar o processo ainda esse ano.

“Nós temos muito a agradecer ao secretário da Segurança Pública e a Superintendência da Polícia Científica pelo apoio e aos nossos colegas da Polícia Civil, em especial aos Papiloscopistas”, agradeceu.

“Quando olhamos para esses resultados, vemos o trabalho e esforço de Policiais Civis que se empenham em fazer a diferença na vida de milhares de tocantinenses”, disse a presidente do SINPOL, Suzi Francisca. “A equipe do Instituto de Identificação está de parabéns por tudo que tem construído nesses três anos”.