Policial Civil promove live com dicas de como se prevenir de golpes na internet

26/03/2021 26/03/2021 10:35 1545 visualizações

Muito tem se ouvido falar nos últimos dias sobre os recorrentes casos de vítimas de golpes no WhatsApp e outros crimes cibernéticos (os que acontecem na internet), tendo em vista que a pandemia aumentou o uso das tecnologias, principalmente para pagamentos na modalidade virtual. Com a intenção de levar conhecimento à população tocantinense sobre as formas de prevenir essas situações, a Agente de Polícia e Chefe do Núcleo de Inteligência da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/Palmas), Clarissa Vasques, e a Jornalista Graziela Guardiola promoverão uma live na próxima terça-feira, 30, às 19h. 

Com o tema "Como se Prevenir de Crimes Praticados na Internet?", a live será transmitida pelos perfis do Instagram @clarissa_pmw e @grazielaguardiola. A Policial Civil, Clarissa Vasques, esclarece a necessidade de levar informação para que a população possa se prevenir. “Somente neste mês várias pessoas já foram vítimas desse tipo de golpe em Palmas, um crime que faz com que amigos e parentes do usuário do aplicativo de mensagens repassem dinheiro acreditando estar ajudando uma pessoa próxima. Nesta conversa, levarei a conhecimento de todos alguns métodos de prevenção para evitar alguns tipos de golpes, participem!”, convida Clarissa. 

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL-TO), Suzi Francisca, parabeniza a iniciativa e destaca o importante trabalho desenvolvido pela Polícia Civil para combater os crimes no Estado. “Os Policiais Civis do Tocantins atuam de forma muito competente e inteligente nas mais diversas investigações, o que propicia rápidas e eficientes resoluções. Parabenizo a Policial Clarissa por promover essa iniciativa tão necessária para todos. Temos que buscar mecanismos para orientar e manter a população cada vez mais segura”, afirma a presidente. 

Aumento dos casos na pandemia

Dados divulgados em janeiro deste ano pela empresa Cybersecurity Intelligence, especializada em segurança digital, confirmaram que durante a pandemia as ameaças eletrônicas aumentaram 394% em comparação a 2019. Em Palmas, desde o início da quarentena, segundo informações da Policial Clarissa Vasques têm sido recorrentes golpes através do WhatsApp, onde os criminosos oferecem vantagens como sorteios e brindes , além de tentarem se passar por funcionários do Ministério da Saúde, utilizando justificativas como pesquisas em relação à COVID-19 e ao Auxílio Emergencial para obterem o código de ativação do WhatsApp da vítima. 

Clarissa Vasques  

É Agente de Polícia no Estado do Tocantins desde 2003. Possui formação em Jornalismo e pós-graduação em Gestão da Segurança Pública, em Marketing Estratégico e cursa atualmente especialização em Prevenção e Investigação de Crimes Digitais.

 

Ascom SINPOL-TO