Conselho Superior analisa pedidos de progressões e secretário anuncia mudanças positivas para o próximo ano

13/10/2022 07/11/2022 17:33 780 visualizações

Na manhã desta quinta-feira (13), o Conselho Superior da Polícia Civil realizou Sessão Extraordinária complementar, em que foram analisados e julgados os processos de progressões funcionais de servidores da Segurança Pública do Tocantins.

A presidente do SINPOL-TO, Suzi Francisca, compareceu à reunião para acompanhar os processos que estavam sendo analisados. Os dados foram apresentados pelos conselheiros Silvio Marinho Jaca, Vladya Aline Ferreira de Souza, Rosildo Mendes Evangelista Sobrinho, Iranilto Sales de Almeida, Claudemir Luiz Ferreira, Rodrigo Ferraz Prado Telles, Heloisa Helena Freire Godinho, Aldênis Bezerra Cavalcante, Ubiratan Rabello Nascimento, Emerson Francisca de Moura, Fernando Rizério Jayme, Ana Carolina Coelho Marinho Braga, Ibanez Ayres da Silva Neto e Wanderson Chaves Queiroz. A reunião foi presidida pelo Secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira.

No próximo encontro, será lida e assinada a ata dessa reunião, logo após será encaminhada para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

OUTRAS INFORMAÇÕES

No decorrer da Gestão, a diretoria do SINPOL-TO defendeu as diversas demandas dos Policiais Civis. Em reposta a algumas das solicitações do Sindicato, o secretário Wlademir Costa anunciou algumas mudanças que devem ocorrer nos próximos meses.

Segundo o secretário, o pedido de afastamento dos policiais que entrarem com processo de aposentadoria feita pelo Sindicato será atendido. Com isso, não será necessário aguardar a publicação no DOE para que o policial possa se afastar das atividades, podendo esperar a avaliação do pedido em casa.

Outro Projeto apresentado pelo SINPOL-TO é a permissão para manter a arma ao sair da ativa. Apesar dessa mudança, o servidor continuará tendo que realizar a renovação da cautela anualmente e, em caso de mau uso, poderá responder civil, criminal e administrativamente.

Essas duas medidas serão implementadas por meio de decreto, que deve ser publicado ainda esse ano. Esses projetos foram apresentados pelo Sindicato ao Executivo Estadual e tem contado com o empenho incondicional do secretário Wlademir.

Outra solicitação do Sindicato que foi concedida é a da Reforma da Previdência. O SINPOL-TO elaborou o Projeto e encaminhou para a Casa Civil. A proposta apresentada garante aos servidores a integralidade e paridade sem idade mínima, como todos os demais estados do Norte do Brasil.

O documento foi enviado para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que realizou um complemento e agora está tramitando no Igeprev. O secretário e os Sindicatos estão empenhados para apresentar essa reformar até o final do ano.

Além disso, Wlademir anunciou que serão concedidas medalhas aos servidores. As categorias são de bronze, prata, ouro e platina. As homenagens serão entregues aos policiais que possuírem bravura, mérito e tempo de serviço.

O secretário também anunciou que o concurso da Polícia Civil deverá ter seu edital publicado no início do próximo ano e que será realizada a convocação dos aprovados pelos próximos quatro anos.

Wlademir ainda conta que será investido ainda mais na formação dos próximos policiais. A intenção é de que os servidores saiam da Academia já com curso de especialização em Segurança Pública.