SINPOL-TO prestigia solenidade de formatura do 1º Curso de Ações Táticas Especiais do Tocantins

11/06/2021 11/06/2021 14:15 2373 visualizações

Na noite desta quinta-feira, 10, a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (SINPOL-TO), esteve presente na cerimônia da formatura militar do 1º Curso de Ações Táticas Especiais (CATE) da PMTO no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG). O evento contou ainda com a participação do vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa, do Secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, da Delegada-Geral, Raimunda Bezerra, da Diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes Cesar, entre várias outras autoridades e familiares dos Policiais.

O curso durou dois meses com carga horária de 610 horas/Aula e foi dividido durante 35 dias de instruções na Academia Policial Militar Tiradentes (APMT) e na Sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE da PMTO) e outros 25 dias de aprendizado entre unidades de outros estados, bem comoBrasília, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. 16 policiais concluíram todas as etapas do curso, entre eles, 11 policiais militares do Tocantins, 1 delegado da Polícia Civil, Rafael Falcão, 2 agentes da Polícia Penal, 1 policial rodoviário federal e 1 policial militar do estado do Maranhão.

Durante a solenidade, os novos cateanos demonstraram todo o aprendizado adquirido durante o curso em uma simulação de resgate de refém. Agora, os profissionais seguem habilitados a gerenciar crises, resgatar reféns, atuar em operações aéreas, de altura e aquáticas, ocorrências com explosivos, ações antibombas, entre outras situações que exigem atuação específica.

A presidente do SINPOL-TO, Suzi Francisca, por também pertencer aos quadros dos Grupos Operacionais da Polícia Civil do Tocantins, sendo formada nos cursos II COTE e Tripulante Operacional, reconhece a importância dos cursos dessa magnitude, uma vez que contribui para um melhor desempenho dos Policiais nas suas atribuições.

Com informações da SSP/TO e Polícia Militar.