XV CONFEIPOL CON encerra sua programação que contou com a participação de policiais de doze estados do país

07/09/2019 07/09/2019 14:26 1482 visualizações

Na sexta feira, 06, durante a continuação dos trabalhos do XV CONFEIPOL-CON o presidente da FEPOLNORTE, Itamir Lima, ministrou palestra sobre o Projeto de Empoderamento Político, pela primeira vez em Palmas. O tema é uma deliberação da Confederação Brasileira dos Policiais (Cobrapol), aprovada ainda no XVII Congresso da entidade, em setembro de 2017. O projeto, elaborado e aprovado pela FEPOLNORTE, tem como objetivo trabalhar em prol de uma maior participação dos Policiais Civis na vida da comunidade e no processo eleitoral em âmbito municipal, estadual e federal.

No entanto, conforme o palestrante, nunca houve projeto consolidado com ações e planejamento efetivos e duradouros. “A FEPOLNORTE fez um documento para nortear as entidades sindicais em como participar e trabalhar a ideia de estar no meio político-social, sem necessariamente ganhar uma cadeira no legislativo ou executivo, mas fazer com que a categoria compreenda seu papel político no âmbito sindical e participe mais da vida funcional. Esse é um projeto com ações a curto, médio e longo prazo que deve ser inserido na rotina sindical de forma perene”, explicou Lima.

 

Carreira única na polícia civil, modelos de investigação e ciclo completo

Durante a tarde, o palestrante Flávio Werneck explanou acerca dos temas da carreira única na polícia civil, modelos de investigação e ciclo completo. Conforme Werneck, a estrutura da polícia civil no Brasil é caótica, tornando-a desorganizada e ineficiente. "Em toda e qualquer empresa privada no mundo o maior desafio é manter o seu recurso humano motivado para trabalhar. Nas polícias quanto mais se impor a desmotivação, melhor pra manter o status quo como está", pontuou.

 

Participantes

Cerca de 250 policiais participaram do Congresso colaborando com a troca de experiências e com os momentos de debate promovidos. Dentre os estados participantes estão: Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amapá e o Tocantins.

O presidente do Sindicato dos Policiais do Rio de Janeiro (SINDPOL RJ) Marcio Garcia ressaltou que o empoderamento da polícia é o ponto fundamental para iniciar uma mudança. "A participação da categoria nos debates políticos é fundamental, temos que criar circunstâncias e condições para levarmos de fato para o legislativo, para as câmaras de vereadores, porque tudo começa no município, policiais civis que exerçam liderança. Quem conhece de fato a segurança pública são os agentes de segurança pública. Foi muito importante a congregação, já que tivemos colegas policiais de vários estados, pois cada um colabora com a luta nacional acerca dos direitos da categoria”, explicou. 

Já para a presidente do Sindicato dos Investigadores do Mato Grosso (SIAGESPOC-MT), Edleusa Mesquita, que participou pela primeira vez do Congresso, a necessidade da unificação da polícia civil é o ponto de partida para as mudanças necessárias. “Estamos começando a nos alinhar. Essa união precisa ocorrer e a comunicação entre nós precisa ser constante. Necessitamos falar uma única língua e quebrar os paradigmas. Precisamos correr atrás da manutenção dos nossos direitos.”

 

Encerramento 

A presidente da FEIPOL-CON, Marcilene Lucena, agradeceu a participação dos policiais e dos palestrantes e destacou que continuará sempre empenhada à frente a Federação para fortalecer a luta da classe. “Nós representantes só conseguimos fazer alguma coisa com os policiais envolvidos nas discussões. As palestras foram fundamentais, precisamos debater e amadurecer todos os temas que tramitam no Congresso Nacional”, ressaltou.

O presidente do SINPOL-TO, Ubiratan Rebello, agradeceu e comemorou a participação dos policiais. “Este momento agrega conhecimento e incentiva a continuação da luta pelo cumprimento dos direitos da categoria. Que possamos estar unidos e ter essa participação expressiva nestes encontros,” frisou Rebello.  

O fortalecimento da Polícia Civil em âmbito federal é o principal objetivo de todos os Sindicatos. O SINPOL-TO aperfeiçoa continuamente suas ações, prezando sempre pelos benefícios da Categoria no estado do Tocantins.